13°C 29°C
Palotina, PR
Publicidade

Palotina termina a colheita do milho safrinha registrando 60% de quebra na produtividade por escassez de chuva

Segundo liderança local, Município e Estado já decretaram estado de emergência em função da crise hídrica em Palotina

09/07/2024 às 12h35 Atualizada em 09/07/2024 às 12h48
Por: Redação - AJ Fonte: Notícias Agrícolas
Compartilhe:
Palotina termina a colheita do milho safrinha registrando 60% de quebra na produtividade por escassez de chuva

A crise hídrica que atingiu o Oeste do Paraná derrubou a produtividade do milho segunda safra em Palotina, segundo o presidente do Sindicato Rural local, Edmilson Zabot. Ele explica que a janela de plantio este ano foi boa, e que a expectativa inicial era de uma média geral para o Município de 140 a 145 sacas por hectare de produtividade, mas que agora, a projeção é de 65 a 70 sacas por hectare. 

Continua após a publicidade
Anúncio

"O Estado e o Município já reconheceram estado de emergência pela escassez hídrica, e já encaminhamos documentos à União para obter este reconhecimento também", disse. Zabot complementa que outros setores do agro no Oeste do Estado estão sofrendo pela falta de chuvas, como a avicultura e a piscicultura, já que os reservatórios de água estão secando. 

De acordo com a liderança, há preocupação para o planejamento para a safra de soja este ano, uma vez que a liberação para o plantio da soja a partir de 1º de setembro pode não ter chuvas abundantes para garantir a umidade do solo. Para além disso, os produtores podem reduzir os investimentos, por exemplo, em adubação, já que muitos estão lidando com questões financeiras.

Continua após a publicidade
Anúncio

Notícias Agrícolas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias