Na manhã desta sexta-feira (10), cerca de 15 famílias indígenas, totalizando aproximadamente 90 pessoas, incluindo crianças e idosos,foram transportadas de Toledo para sua aldeia em Nova Laranjeiras-PR. O grupo, que estava acampado desde 05 de dezembro no terreno onde será construída uma megaloja da Havan, na Avenida Parigot de Souza, teve a sua viagem organizada pela Prefeitura de Toledo em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Sheila Delava, secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), afirmou que o transporte foi planejado com atenção aos detalhes. "Os indígenas assinaram um termo pedindo o retorno, e a Prefeitura, em conjunto com a Funai, organizou a logística”. A secretária acompanhou o translado
A viagem contou com a escolta da Guarda Municipal (GM) e o apoio da Secretaria de Saúde. "Estamos cuidando para que tudo ocorra da melhor forma possível, priorizando a segurança e o bem-estar de todos, especialmente das crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade", explicou Sheila.
Os indígenas levaram consigo todos os pertences acumulados durante a estadia em Toledo, incluindo doações recebidas da comunidade local. "Nos últimos dias, houve uma grande arrecadação de itens, e organizamos um caminhão adicional para transportar tudo", informou a secretária, ressaltando o esforço conjunto para atender às necessidades da comunidade.
Sheila também destacou que a prática de deslocamentos temporários faz parte da tradição indígena. "Eles vêm para Toledo há vários anos, permanecendo por períodos de 30 a 35 dias. É uma prática cultural, mas estamos buscando políticas públicas para que eles tenham acesso ao que procuram nas cidades sem precisar se colocar em situações de risco", afirmou.
Desde a última semana, equipes da Guarda Municipal, da SMDH e da Secretaria de Meio Ambiente acompanharam a situação no acampamento, realizando cadastros das famílias e avaliando condições de saúde e vulnerabilidade social. A Polícia Federal (PF) foi previamente informada sobre o transporte, garantindo que todos os procedimentos fossem realizados de forma organizada e segura.
A ação representa um esforço conjunto do poder público para atender à comunidade indígena, respeitando a sua cultura e promovendo segurança e dignidade para todos os envolvidos.
Mín. 21° Máx. 38°