Na última sexta-feira (28), a Câmara de Vereadores realizou Sessão Ordinária antecipada devido ao feriado prolongado de Carnaval. Durante a reunião, diversas proposições foram apresentadas e deliberadas.
Apenas um projeto de lei deu entrada no Legislativo: o Projeto de Lei nº 009/2025, de autoria dos vereadores Thiago Mostachio, Ademir Paludo e Gilvano Borin, que propõe a proibição da participação em licitações de empresas condenadas em processos criminais. O projeto foi encaminhado às comissões para análise.
Cinco requerimentos foram aprovados e enviados ao Executivo, sendo três de autoria da vereadora Nissandra Karsten, um do vereador Gilmar Hinkel e outro do presidente da Casa, Thiago Mostachio.
Os vereadores também apresentaram diversas indicações ao Executivo, incluindo a instalação de travessia elevada no entroncamento das ruas 21 de Abril e Aldir Pedron, o alargamento da Rua Dom Pedro Iº, a ampliação de vagas de estacionamento na Praça Amadeo Piovesan, a instalação de redutores de velocidade na Rua Salgado Filho e no Bairro São Matheus, a regularização do benefício temporário de aluguel social, a adesão ao projeto 'Cidade Amiga do Idoso' e estudos para a ampliação da cobertura da Rodoviária Municipal.
No âmbito das deliberações, em turno único, foram aprovados projetos que autorizam a abertura de créditos adicionais para a Secretaria Municipal de Assistência Social, destinados ao pagamento de serviços na Casa Lar, além de recursos do Fundo Municipal do Idoso para o projeto 'Paraná Viaja Mais 60'. Também foi aprovado o crédito especial de R$ 815.849,99, proveniente de emenda parlamentar, para a aquisição de uma escavadeira hidráulica.
Em segundo e último turno, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 001/2025, que reduz de 500 para 100 metros a distância mínima entre postos de combustíveis na cidade. A matéria segue para sanção do Executivo.
Por fim, foi aprovada a quebra de interstícios para a votação do Projeto de Lei nº 018/2025, que amplia o número de vagas para enfermeiros e técnicos de enfermagem em caráter temporário, garantindo o atendimento à demanda do município.
Todos os projetos aprovados foram encaminhados para sanção do prefeito municipal.
Créditos: Assessoria/ Câmara
Mín. 20° Máx. 27°