1°C 12°C
Palotina, PR
Publicidade

Paulo Cupertino é condenado a 98 anos de prisão por matar ator de “Chiquititas” a tiros

Crime teria sido cometido por ele não aceitar namoro da filha com o jovem

31/05/2025 às 10h19
Por: Redação - CA Fonte: Nsc total
Compartilhe:
Empresário matou ator e pais a tiros (Foto: TV Globo e Arquivo pessoal, Reprodução)
Empresário matou ator e pais a tiros (Foto: TV Globo e Arquivo pessoal, Reprodução)

O empresário Paulo Cupertino foi condenado nesta sexta-feira (30) a 98 anos de reclusão por matar a tiros o ator Rafael Miguel e os pais dele, João e Miriam, em 2019. Ele foi condenado por triplo homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas.

Continua após a publicidade
Anúncio

O julgamento durou dois dias, e a maioria dos quatro homens e três mulheres que foram jurados decidiram pela condenação de Cupertino pelos três assassinatos. A sentença foi dada pelo juiz Antonio Carlos Pontes de Souza, da 1ª Vara do Júri da Capital, lida sem a presença do réu.

O crime foi cometido na presença da filha de Cupertino e agravado por sua fuga do local. O réu deve permanecer preso. O júri popular aconteceu no Fórum da Barra Funda, em São Paulo.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o Ministério Público (MP), Paulo Cupertino matou o ator e os pais da vítima com 13 tiros por não aceitar o namoro do rapaz com a sua filha Isabela Tibcherani, que na época tinha 18 anos. Rafael tinha 22 anos. O crime e a fuga foram filmados por câmeras de segurança. No primeiro dia de júri, porém, ele negou o crime.

— Impossível eu ter cometido esse crime. Não tinha motivo, nunca existiu crime premeditado. Nunca na minha vida tive conhecimento do Rafael, João e Miriam. Como posso ter cometido o crime se nunca tive acesso a eles — disse.

O empresário se escondeu em outros estados e até países, e só foi preso em 2022, quase três anos depois.

Como foi o julgamento de Cupertino

Também foram interrogados na quinta-feira (29) outros dois réus no processo: Wanderley Antunes e Eduardo Machado. Eles são acusados de ter ajudado o empresário a fugir e se esconder após o crime. Eles respondem em liberdade a acusação de favorecimento pessoal por terem ajudado o empresário a fugir e se esconder após o crime. Os dois também se disseram inocentes.

Foram ouvidas sete testemunhas, incluindo Isabela e Vanessa Tibcherani, respectivamente, a filha e a ex-esposa de Cupertino. Elas relataram que não viram como Rafael, Miriam e João foram baleados, mas afirmaram na audiência que quem os matou foi Cupertino.

Na fase final do julgamento de Paulo Cupertino, a defesa questionou a falta de provas concretas apresentadas pelo Ministério Público, a ausência de testemunha ocular, e disse ainda que a denúncia é baseada em suposições. Afirmaram que ele teria fugido por medo de linchamento midiático e criticaram a ausência de análise pericial das cápsulas encontradas no local do crime.

O primeiro julgamento de Cupertino em 2024 foi anulado pela Justiça e remarcado para essa semana após o réu demitir seu advogado ainda no plenário.

O ator Rafael Miguel era conhecido por ter interpretado o personagem Paçoca na novela “Chiquititas”, do SBT, e trabalhado em um comercial de TV em que uma criança pede brócolis à mãe. Ainda, atuou em novelas da Globo, como “Pé na Jaca”, “Cama de Gato” e o especial de fim de ano “O Natal do Menino Imperador”.

Cupertino está preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarulhos, na Grande São Paulo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias