4°C 19°C
Palotina, PR
Publicidade

Palotina: Homens são detidos queimando fios suspostamente furtados no interior

Denúncias davam conta de um possível incêndio próximo à Linha Santo Antônio, em Palotina.

18/06/2025 às 22h50 Atualizada em 18/06/2025 às 23h14
Por: Redação Fonte: Tribuna de Palotina
Compartilhe:
Palotina: Homens são detidos queimando fios suspostamente furtados no interior

Na noite desta quarta-feira (18), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência na zona rural de Palotina, nas proximidades da Linha Santo Antônio, após moradores relatarem um forte cheiro de plástico queimado e avistarem um incêndio de grandes proporções.

Continua após a publicidade
Anúncio

Ao chegar ao local, a equipe policial encontrou dois homens próximos a uma grande fogueira, onde estavam sendo queimados diversos fios elétricos. Durante a abordagem, foi possível verificar que parte do material apresentava características de fios utilizados em sistemas de energia solar. Um pedaço que não foi completamente destruído pelo fogo continha a inscrição “Prosolar 6mm”, uma marca específica desse tipo de fiação.

Questionados sobre a origem do material, os envolvidos alegaram que trabalham com a coleta de materiais recicláveis e que os fios teriam sido "encontrados". Eles utilizavam caminhonete para transporte.

Continua após a publicidade
Anúncio

O fato chamou a atenção das autoridades, especialmente devido aos registros recentes de furtos de cabos elétricos em usinas solares no município. Somente neste ano, há ao menos seis registros de furto de fiação em usinas solares no município de Palotina. A Polícia informou que irá apurar se o material queimado tem ligação com esses furtos.

Segundo relatos dos próprios abordados, os fios queimados seriam posteriormente vendidos na cidade de Assis Chateaubriand, em uma empresa de compra de sucatas.

Diante da situação, os indivíduos foram qualificados e os materiais recolhidos para que fossem adotados os procedimentos cabíveis. A Polícia Civil dará sequência às investigações, com o objetivo de confirmar a origem do material e se há relação com os crimes registrados em usinas de energia solar na região.

Não sendo confirmada a origem ilícita dos produtos, a dupla deverá responder por crime ambiental.

Tribuna de Palotina

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias