4°C 19°C
Palotina, PR
Publicidade

PMPR intensifica ações na Operação Diakopí III no Oeste e Sudoeste do Paraná

A Operação Diakopí III demonstra o alinhamento das forças de segurança pública em ações coordenadas, inteligentes e com alto poder de resposta, garantindo proteção, ordem pública e qualidade de vida para os paranaenses.

26/06/2025 às 13h38
Por: Redação - BL Fonte: PMPR
Compartilhe:
Foto: Cb. Mauro Berg/CCOMSOC PMPR
Foto: Cb. Mauro Berg/CCOMSOC PMPR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) por meio do Comando de Missões Especiais (CME), lançou nesta quarta-feira (25/06), em Cascavel, a Operação Diakopí III, uma força-tarefa integrada que reúne as principais forças de segurança do Paraná e do Brasil, com o objetivo de intensificar as ações de policiamento ostensivo em pontos estratégicos, locais de grande circulação de pessoas e áreas com maior incidência criminal.

Continua após a publicidade
Anúncio

A operação, que se estende até o dia 29 de junho, abrange toda a área do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), que compreende 94 municípios nas regiões Oeste e Sudoeste, atendendo uma população superior a 2,1 milhões de habitantes.

A PMPR está atuando de forma robusta na operação, por meio do empenho dos policiais das unidades subordinadas ao 5º CRPM — 3º Batalhão (Pato Branco), 6º Batalhão (Cascavel), 14º Batalhão (Foz do Iguaçu), 19º Batalhão (Toledo), 21º Batalhão (Francisco Beltrão), 31º Batalhão (Assis Chateaubriand) e 12ª Companhia Independente (Palmas) —, além do reforço das unidades especializadas da corporação.

Continua após a publicidade
Anúncio

Participam das ações as equipes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que atuam com apoio aéreo nas ações de patrulhamento e monitoramento; do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), que reforça o policiamento tático e ostensivo nas áreas urbanas; do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), especializado no enfrentamento de ocorrências de maior complexidade e do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com atuação especializada em áreas fronteiriças e em áreas remotas.

Ações reforçadas na região:

A atuação da PMPR na Operação Diakopí III inclui bloqueios policiais, abordagens, fiscalizações de trânsito, patrulhamento em áreas urbanas, rurais e comerciais, além do combate direto a crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas, furtos, roubos e receptação.

As equipes especializadas ampliam a capacidade operacional da Polícia Militar na região, promovendo uma presença ostensiva e dissuasiva.

O foco principal da operação é aumentar a sensação de segurança da população, reduzir os índices de criminalidade e combater de forma incisiva práticas criminosas em todo o território de abrangência do 5º CRPM.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da participação da corporação na operação: “A Polícia Militar está totalmente mobilizada na Operação Diakopí III, com o empenho dos policiais das unidades operacionais do 5º Comando Regional e o reforço das nossas unidades especializadas, como o BPMOA, BPRONE, BPFron e BOPE. Estamos atuando de forma integrada, com presença forte nas ruas, nas estradas e em áreas comerciais e rurais. Nosso objetivo é proporcionar mais segurança, proteger a população e combater firmemente qualquer prática criminosa. A presença da Polícia Militar é um compromisso permanente com a paz social e a tranquilidade dos cidadãos”, afirmou o coronel Jefferson.

A Operação Diakopí III demonstra o alinhamento das forças de segurança pública em ações coordenadas, inteligentes e com alto poder de resposta, garantindo proteção, ordem pública e qualidade de vida para os paranaenses.

Presenças: 

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leoncio Teixeira; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; e o comandante do Comando de Missões Especiais da PMPR, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto. Também participou o prefeito de Cascavel, Renato Silva, que representou os demais prefeitos da região.

Estiveram presentes o coordenador do Centro de Operações Integradas de Segurança Pública, coronel veterano Sérgio Augusto Ramos; o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar e responsável interino pelo 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM), tenente-coronel Cícero José de Oliveira Tenório; o comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), tenente-coronel Divonzir de Oliveira Santos; e o comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar (31º BPM), tenente-coronel Henrique Plasse, o comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), tenente-coronel João Roberto das Graças Galeto Alves; e o representante do Ministério Público de Cascavel, Felipe Segura Guimarães Rocha.

A cerimônia contou ainda com a presença do comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros (3º CRBM), coronel BM Antônio Schinda; do secretário de Segurança de Cascavel, coronel veterano Washigton Lee Abe; e do diretor de Políticas Públicas da Secretaria da Segurança Pública, coronel veterano Saulo de Tarson Sanson Silva.

Marcaram presença, ainda, o delegado da 15ª Subdivisão Policial, Regis Palombo; o diretor da Penitenciária Federal de Catanduvas, policial penal federal Rodrigo Cantero Porto; além de outras autoridades civis e militares.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias