Adolescente é flagrada com cigarro eletrônico em escola de Palotina

Caso reacende debate sobre os riscos à saúde e reforça alerta de autoridades médicas contra o uso do dispositivo

Por
2 Min

Uma adolescente de 13 anos foi flagrada, por volta das 18h desta quarta-feira (10), utilizando um cigarro eletrônico no banheiro da Escola Cívico-Militar de Palotina. A inspetora responsável pelo local apreendeu o dispositivo e acionou os pais da estudante.

 

A menina informou que o aparelho pertencia à sua mãe, que confirmou ser usuária do dispositivo. Diante da situação, mãe e filha foram encaminhadas à delegacia para os devidos procedimentos legais.

 

O caso chama a atenção para o crescente uso dos chamados “vapes” entre jovens. Estudos recentes da comunidade médica apontam que, ao contrário do que muitos acreditam, os cigarros eletrônicos não são inofensivos: eles podem causar dependência, problemas respiratórios, cardiovasculares e até lesões pulmonares graves. Além disso, a inalação das substâncias químicas presentes nesses dispositivos pode trazer riscos semelhantes ou até superiores ao cigarro tradicional.

 

Especialistas reforçam que o consumo precoce aumenta as chances de vício e pode comprometer o desenvolvimento pulmonar e cognitivo dos adolescentes. Por isso, autoridades de saúde têm intensificado campanhas educativas e alertas sobre os perigos dessa prática.


FONTE: PMPR
Notícias Relacionadas »