18°C 35°C
Palotina, PR
Publicidade

Donald Trump anuncia Elon Musk como chefe do Departamento de Eficiência Governamental

Bilionário desempenhou papel importante na arrecadação de valores para a campanha eleitoral do republicano

13/11/2024 às 17h27
Por: Redação Fonte: Catve
Compartilhe:
Samuel Corum
Samuel Corum

Elon Musk irá chefiar o Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos a partir de 2025. A decisão foi divulgada pelo presidente eleito na última terça-feira (12).

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a campanha presidencial, o político prometeu colocar o apoiador em uma comissão governamental de eficiência, caso vencesse a eleição. O republicano disse que o bilionário já havia aceitado o convite e trabalharia para eliminar "fraudes e pagamentos indevidos".

"O Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações vindos de fora do governo e trabalhará com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento para impulsionar reformas estruturais em larga escala", esclarece em um comunicado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Após o anúncio, Musk se pronunciou no X, o antigo Twitter, sobre a novidade: "Todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas online para garantir máxima transparência. Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou deixando de cortar algo desnecessário, basta nos avisar".

Vale lembrar que ele foi um dos principais doadores da campanha eleitoral do republicano. Segundo a agência de notícias Associated Press, o bilionário desembolsou cerca de US$ 200 milhões (R$ 1,15 bilhão) para ajudar o candidato.

Empresas de Musk, como SpaceX e a Tesla, têm contratos bilionários com o governo americano, o que faz com que críticos afirmem que a ação pode criar um conflito de interesses.

O Departamento de Eficiência Governamental, já chamado de "DOGE" pelos apoiadores de Trump, seria um escritório governamental que Musk supervisionaria de fora do governo. A ideia é que ele use o mesmo bisturi que utilizou para fazer cortes no Twitter depois que comprou a empresa e a renomeou como X.

No governo, ele irá trabalhar ao lado do empresário Vivek Ramaswamy, que trabalha no setor de biotecnologia e chegou a ser conhecido como o "novo Trump" durante as primárias republicanas. Ele tentou ser o indicado do partido para concorrer à Casa Branca, mas desistiu da disputa no início deste ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias